Diversão, arte, literatura, psicologia, e muito mais

domingo, 2 de maio de 2010

Alice no Pais da Maravilhas: o filme.


Então, me animei e fui assistir ao filme, com o Pedro e a Bruna, meus companheiros de cinema. Assistimos na versão 2D, não curto muito filmes em 3D.
Como em todos os filmes do Tim Burton o visual é demais! Cenários, figurinos, maquiagens, tudo é muito exuberante e, as vezes, sinistro. A cara dele. Em alguns momentos fiquei imaginando a atração da Disney que poderá ter origem no filme.
Porém (tudo tem um porém), pra quem leu Alice quando era criança e adorou, acho que a opção de modificar a história para que a personagem principal tenha 19 anos não foi tão acertada. Quero dizer, tem momentos em que o comportamento dela é tolinho demais pra quem tem 19 anos, mesmo que no início do século passado. Além disso, a atriz escolhida é de uma inexpressividade que chega a ser constrangedora, em alguns momentos. O diretor também fez uma opção fácil ao querer contar uma história que fizesse sentido. Quem leu os livros, tanto Alice no País das Maravilhas quanto no País do Espelho sabe que a narrativa é totalmente nonsense, e é isso que faz dela algo tão especial.
Como sempre, o melhor figurino é do Johnny Depp, e a melhor atuação também. Como você já deve ter percebido pela foto acima, meu personagem preferido é o Gato de Cheshire, simpaticíssimo, que, aliás, tem um papel muito mais importante no livro. Uma das falas dele é impagável, quando diz a Alice que, já que ela não sabe para onde quer ir, não importa o caminho que tome.
No geral, o filme é bom, mas eu não levaria meus sobrinhos de 10 anos pra assistir...






Nenhum comentário: